logo
Sign Up

Busca seu próximo destino

.

Cabo Polonio

O Parque Nacional Cabo Polônio é uma área de muita beleza paisagística, que ainda conserva características típicas da paisagem da costa atlántica uruguaia, prévio ao processo de transformação que começou em meados do século XX pela expansão do modelo urbano-turístico tradicional.

Esta área costeiro-marítima possui uma grande heterogeneidade de ambientes naturais, que inclui praias arenosas, pontas rochosas, dunas, bosque nativo costeiro, pequenos pantanais, ambientes oceânicos e ilhas. Muitos destes ecossistemas são prioritários para o SNAP, por causa da sua distribuição restrita no território uruguaio (ecossistemas estranhos). O componente mais destacado - por sua singularidade - é o sistema de dunas de Cabo Polônio, que constitui o remanscente mais extenso de uma faixa arenosa que se extendia antigamente ao longo da nossa costa. É uma das poucas áreas de dunas móveis da região, com lugares que superam os 20 metros de altura.

O Parque Nacional Cabo Polônio alberga várias espécies prioritárias para o SNAP, incluindo espécies em perigo ou ameaçadas de extinção (como o sapinho de Darwin), espécies vegetais e animais com distribuição restringida (como a banana do mato, a rã de quatro olhos e a tartaruga de canaleta) e espécies migratórias de importância regional e global (como gaivotinhas, baleia franca austral e tartaruga verde). Também compreende locais-chave para o ciclo anual de crustáceos de interesse comercial (como camarão rosa, camarão marinho e lagostim do mar), e para a criança e alimentação de mais de 47 espécies de peixes (tubarão gatuso, corvina, brótola, piarda). Em suas ilhas está quase a metade das populações de lobo marinho fino e leão marinho do Uruguai. Suas áreas são utilizadas para a reprodução e criança dessas espécies. A área rochosa do cabo alberga o único assentamento continental de lobo fino do país e oferece uma oportunidade única para observar estes animais de perto.

Valores culturais

Associados aos diferentes ambientes da área existe uma variedade de locais de alto interesse para a conservação do patrimônio cultural da nação. Do ponto de vista arqueológico, Cabo Polonio e o seu entorno foram ocupados por sociedades prehistóricas faz aproximadamente 11.000 años, até a chegada das sociedades europeias. Do ponto de vista histórico, o morro de Boa Vista (ponto mais alto da área) serviu como limite entre os impérios da Espanha e Portugal entre 1750 e 1777 segundo o Tratado de Madrid.

O patrimônio arqueológico subaquático ainda não tem sido estudado e reveste um especial interesse por estar signado por numerosos naufrágios. O povoado de Cabo Polônio, onde hoje vivem umas 70 pessoas teve a sua origem no Século XIX, em torno à exploração de lobos marinhos. Pescadores artesanais que iam até o lugar para participarem nas lobarias temporais -proibidas desde 1991- ficando em lugares próximos à planta de trabalho. Durante o verão, acrescenta-se um grande número de residentes temporais e visitantes.

  • Centro de Informes Dirección de Turismo de Rocha

    Dirección: Ciudad de Rocha

    Tel. (+598) 44723100

    Correo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Liga de Fomento y Turismo - La Paloma

    Dirección: Av. Solari

    Tel. (+598) 4479 6088

    Centro de Informes - Chuy

    Dirección: Paso Frontera - Aduana

    Tel. (+598) 4474 4599

    Correo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que fazer em Rocha

Toda segunda sexta-feira de dezembro os museus uruguaios abrem suas portas durante a noite, gerando um ambiente cheio de magia e misticismo para contemplar a herança uruguaia. Em 2018, na…
Se for a Rocha em inverno, poderá se relaxar em uma piscina climatizada e esquecer tudo o que acontece lá fora. Além da confortável sensação de mergulhar e sossegar por…
Toda segunda sexta-feira de dezembro, os museus uruguaios abrem suas portas de noite, gerando um entorno repleto de magia e misticismo para contemplar o acervo uruguaio.Em “Museos en la Noche”…
Embora seja conhecido, pela maioria, por suas maravilhosas praias oceânicas, o Departamento de Rocha é um dos mais variados do Uruguai em matéria de paisagens. Enormes dunas, serras ou montes…
Saborear pratos com o melhor camarão do mundo, que conforme os que sabem é obtido da Lagoa de Rocha, Lagoa de Castillos e Riacho de Valizas, ou se surpreender com…
Jovial, multitudinário e colorido são as três palavras que melhor definem o Carnaval de La Pedrera, que nas últimas edições superou 20.000 pessoas. Não se trata de um desfile de conjuntos ou…
O surfe tem crescido nos últimos anos no Uruguai. Em nosso país existem inumeráveis opções para desfrutar das boas ondas para todos os níveis de surfe, nos departamentos de Canelones,…
O tango é uma das expressões culturais do Rio da Prata mais genuínas e originais, e Montevidéu oferece charmosos espaços para se deixar levar pelo seu ritmo. Qualquer dia da semana,…
Desde seus inícios, esta vila de pescadores, mantendo suas tradições, vem se dedicando ao turismo e oferece um bom número de condomínios de cabanas, hotéis e campings.Com grandes rochedos que…
Trata-se de um parque Nacional onde fora dos meses de verão se pratica surfe com zero crowd. É uma praia muito frequentada por brasileiros, especialmente na semana de carnaval. Pesqueros…
Embora seja um balneário de difícil acesso por se tratar de um paraíso de dunas e areias brancas, guarda um tesouro de ondas. A Praia Sul como seu nome indica…
É um pequeno povoado de pescadores, lar do atual bicampeão nacional. A Praia do Rivero com orientação E, recebe a pleno os swells provenientes deste ponto e aguenta até dois…
Desde a foz da lagoa de Rocha até a Barra do Chuí há um monte de praias com características diferentes, onde a maior parte do ano se surfeia praticamente sem…
Junto com a corvina preta, o linguado e a piarda, para muitos o sargo figura nos primeiros luagres por sua condição esportiva, por sua capacidade combativa, adicionando a complexidade dos…
O balneário, localizado no Departamento de Rocha, é ideal para as férias em familia. Suas praias admitem tanto o descanso e a recriação, como a pesca e os mais variados…